terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ALGUNS MAPAS DA GRÉCIA ANTIGA


    A Grécia Antiga começava no sul do Monte Olimpo (Região Meridional dos Bálcãs). O Território grego é cortado ao meio pelo Golfo de Corinto. Ao norte deste Golfo fica a Grécia Continental; ao sul, a Grécia Peninsular. A forma do território grego se assemelha a uma mão aberta no Mar Mediterrâneo. Existe ainda uma terceira parte: a Grécia Insular, formada pelas numerosas ilhas espalhadas pelo Mar Egeu.
    A Grécia Continental apresenta numerosas cadeias montanhosas. No meio delas existem planícies férteis, isoladas umas das outras. Esse tipo de relevo foi importante para explicar o surgimento de Estados locais (Pólis), pois as comunicações internas eram muito difíceis, explica também por que o povo grego era navegador.
    A Grécia Peninsular apresenta como característica marcante um litoral recortado, com golfos e baías, penetrando fundo no território. Isso facilitava ainda mais a navegação entre um ponto e outro da costa.
    
Na Grécia Insular, as numerosas ilhas espalhadas pelo Mar Egeu facilitavam muito a comunicação com o exterior. Essa ilhas serviam de verdadeiros trampolins que permitiam a navegação com terra sempre à vista. Isso era fundamental num período de técnica naval precária em que os marinheiros não se aventuravam à navegação em mar alto, andando sempre perto da costa.
    
Esses condicionamentos geográficos explicam a tendência que os gregos apresentava de se integrarem com o exterior, muito mais do que com o interior e, consequentemente serem um povo navegador, que colonizaram várias partes da Europa, da Ásia e da África.





    Este mapa está sendo anexado devido à Pergunta da Internauta Joelma: Obrigado Joelma!

10 comentários:

  1. O golfo Sarónico (em grego: Σαρωνικός κόλπος) ou golfo de Egina faz parte do mar Egeu e define o lado oriental do istmo de Corinto. É o termo oriental do canal de Corinto, que atravessa o istmo. As ilhas Sarónicas que se alinham na metade do golfo são Egina, Salamina e Poros, além de ilhas menores. (fonte wikipedia)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua participação Joelma, vou colocar um novo mapa na matéria. Graças a sua ajuda questionadora!

    ResponderExcluir
  3. Maneiro kkkkk kkk a prender
    😘😘🤓👩👆🖒🖒🖒👏👏👏🎒🙄.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, use e aproveite é uma produção social de todos os seres humanos do planeta, logo use e abuse. Muito obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Oi Professor! satisfação em encontrar seu blog, fui sua aluna em mil novecentos e bolinha...kkk
    Estou cursando minha segunda faculdade, e estava em busca de imagens de mapas da Grécia Antiga na época de Tales de Mileto e Pitágoras e acabei achando o seu blog. grande abraço! (Ariana Okaeda)

    ResponderExcluir
  6. Poxa Ariana, fiquei feliz em poder ajudá-la. Este blog é para isto mesmo, e uma das páginas mais acessadas é exatamente os mapas da Grécia Antiga. Tenho também um grupo no facebook que se chama Biblioteca Virtual do Professor Maffei onde carrego livros em pdf, se precisar de algum e eu tiver (devo ter guardado uns 10.000 livros e artigos em pdf) fica a sua disposição. Um grande abraço, uma vez aluno sempre aluno.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Obrigado pela pergunta, a maioria deles estão nas legendas, você vê a cor do mapa e olha a mesma cor naqueles quadradinhos, estará lá a resposta (se por acaso estiverem em outra língua utilize o tradutor google) já em relação ao último mapa ele é de relevo, quanto mais verde escuro mais altitude. Quanto o terceiro mapa de baixo para cima é um mapa de como era dividida a Grécia Antiga de acordo com o texto.

      Excluir

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: