domingo, 17 de fevereiro de 2013

O PODER ABSOLUTO NA MÃO DA MONARQUIA








Absolutismo Monárquico


Luís XIV - o rei sol

Sistema de governo no qual o poder é concentrado nas mãos do monarca, característico dos regimes da maioria dos Estados europeus entre os séculos XVII e XVIII. Os reis controlam a administração do Estado, formam exércitos permanentes, dominam a padronização monetária e fiscal, procuram estabelecer as fronteiras de seus países e intervêm na economia nacional por meio de políticas mercantilistas e coloniais. Também criam uma organização judiciária nacional, a justiça real, que se sobrepõe ao fragmentado sistema feudal.


A centralização do poder desenvolve-se a partir da crise do feudalismo. Com o crescimento comercial, a burguesia tem interesse em disputar o domínio político com os nobres e apóia a concentração do poder. A Reforma Protestante do século XVI também colabora para o fortalecimento da autoridade monárquica, pois enfraquece o poder papal e coloca as igrejas nacionais sob o controle do soberano. Com a evolução das leis, com base no estudo do direito romano, surgem teorias que justificam o absolutismo, como as de Nicolau Maquiavel (1469-1527), Jean Bodin (1530-1595), Jacques Bossuet (1627-1704) e Thomas Hobbes (1588-1679).


O Estado absolutista típico é a França de Luís XIV (1638-1715). Conhecido como o Rei Sol, a ele é atribuída a frase que se torna o emblema do poder absoluto: "O Estado sou eu". Luís XIV atrai a nobreza para o Palácio de Versalhes, perto de Paris, onde vive em clima de luxo inédito na história do Ocidente. Na Inglaterra, no início do século XVI, Henrique VIII, segundo rei da dinastia Tudor, consegue impor sua autoridade aos nobres com o apoio da burguesia e assume também o poder religioso. O processo de centralização completa-se no reinado de sua filha Elizabeth I. No século XVIII surge o despotismo esclarecido, uma nova maneira de justificar o fortalecimento do poder real, apoiada pelos filósofos iluministas.


O processo de extinção do absolutismo na Europa começa na Inglaterra com a Revolução Gloriosa (1688), que limita a autoridade real com a Declaração de Direitos (Constituição), assinalando a ascensão da burguesia ao controle do Estado. Na França, o absolutismo termina com a Revolução Francesa (1789). Nos outros países europeus, ele vai sendo derrotado com as Revoluções Liberais do século XIX.

9 comentários:

  1. Entendi que o Absolutismo é uma teoria que tinha a centralização nos poderes do monarca. Pregando então um poder absoluto, em uma só pessoa. E com isso conseqüentemente o absolutismo monárquico. Passando o Rei a ser identificado como o próprio Estado. O Absolutismo monárquico deixava entender que o Rei tinha todo o poder, um poder sem limites. Assim o que o Rei dizia tinha de ser seguido, ele possuia a palavra final. Luís XIV deu um exemplo disso com a frase “O Estado Sou Eu”.
    Muito bom e explicativo o texto Professor!

    ResponderExcluir
  2. Nome:Jonas 8ªA Flávio
    Realmente,é impressionante como os camponeses eram explorados pelo rei.Tenho uma dúvida;Por que Luís XIV era conhecido como Rei Sol?

    ResponderExcluir
  3. o texto acima diz que o absolutismo é quando um rei quer governar sozinho um reino ou seja ser o unico no poder isso ocorreu por causa da crise no feudalismo e tambem teve a ajuda da burguesia ,a Reforma protestante tambem colaborou com o absolutismo .O rei era identificado como o estado ,ou seja o rei tinha todo o poder .Tudo o que o rei mandava fazer tinha de ser feito.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro de tudo eu entendi que o rei era o centro de tudo que envolvia dinheiro e poder (antes da "extinção" do absolutismo). Depois da reforma protestante do século XVI, cresceu mais ainda o poder monárquico, pois eles ganharam mais força dominando a igreja.Mas o poder monárquico foi perdendo forças,quando começou um tal processo de extinção,que começa com a revolução gloriosa,limita a autoridade dos reis com a declaração de direitos.O absolutismo acaba com a revolução francesa. em outros países da Europa o absolutismo é derrotado com a revolução liberal.


    Muito bom o texto professor !
    Nome: Tayná C. D. de Almeida 8b

    ResponderExcluir
  5. Eu intendi um pouco que o governo absolutista se consiste na ideia de ser soberano,com tal proporção ao seu poder que podia formar exércitos ou até mesmo controlar a economia e o rei ainda tinha um grande poder sobre basicamente qualquer coisa.O rei também podia fazer o que quiser,desde ter total controle até impor altos e absurdos impostos para o povo.
    Gostei do texto professor,admito que tive uma certa dificuldade para elaborar esse comentário.
    Gianluca B. Toccillo
    8ªB.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, achei fácil de se entender mas eu queria saber sobre essa parte do texto que diz "Os reis controlam a administração do Estado, formam exércitos permanentes",porque exércitos permanentes,eles não eram renovados?E sobre o rei Henrique VIII, assumiu o poder religioso em que sentido?

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que o poder se consentrava na mao de uma unica pessoa que se denominava o estado... Tendo com o exemplo Luiz XIV que era conhecido com Rei Sol, ou seja que tudo girava em torno dele como no sistema solar ....
    Felippe de Jesus
    8B

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante como o rei eplorava os camponeses e como o poder se sentralisava com a crise!! Mas por que Rei Sol??

    ResponderExcluir

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: