domingo, 3 de fevereiro de 2013

UMA DEFINIÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS


CIÊNCIAS SOCIAIS
(extraido de INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA  de Pérsio Santos de Oliveira)


            O comportamento humano é muito diversificado.

                Cada indivíduo recebe influências de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no meio social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também pode transformá-lo em sua ação social.

                Há comportamentos – como andar, respirar, dormir – estritamente individuais, que se originam na pessoa enquanto organismo biológico. São comportamentos estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas.

                Por outro lado, receber salário, fazer greve, participar de eventos, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, pois se desenvolvem no contexto da sociedade.

                Ao longo da História a espécie humana organizou sua vida em grupo. As Ciências Sociais (a Sociologia é um dos seus ramos) pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas várias formas de organização.

                E como ciência voltada para o social tem um amplo corpo de conhecimento. O conhecimento teórico e técnico das Ciências Sociais é de tal forma amplo que pode ser aplicado tanto para entender um fato social como para elaborar e implantar desde pequenos projetos até estudos de política de governo.

 OBJETO E OBJETIVO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS:

                 Pode-se dizer que as Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do ser humano. Ocupando-se sistematicamente do comportamento social humano, o OBJETO das Ciências Sociais é, portanto, o ser humano em suas relações sociais.

                Tendo como objeto de interesse o ser humano em suas relações sociais, o OBJETIVO das Ciências Sociais é ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações sociais.

                Assim, as Ciências Sociais contribuem para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos e dos fatos e processos que nos rodeiam.

                A investigação científica é o método usado pelas Ciências Sociais em suas atividades.

 DIVISÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

As Ciências sociais se divide em diversas Disciplinas:


·         SOCIOLOGIA

 Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais; dos fatos sociais; da divisão da sociedade em camadas; da mobilidade social; dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade; etc.;


·         ECONOMIA 

Estuda as atividades humanas ligadas a produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Portanto, são fenômenos estudados pela Economia a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa, etc.;


·         ANTROPOLOGIA 

Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropologia ocupa-se com a diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento, etc.;


·         POLÍTICA 

Estuda a distribuição do poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. É a Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.

                Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma das Ciências Sociais se ocupe preferencialmente de um aspecto da realidade social, elas são complementares entre si e atuas freqüentemente juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.

2 comentários:

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: