domingo, 21 de maio de 2017

MAPAS DA IDADE MÉDIA (PERÍODO FEUDAL)


FEUDALISMO - foi o sistema político e social implantado na Europa Ocidental durante a Idade Média (séculos V a XV) que se baseava na posse da terra pelos senhores feudais que exploravam o trabalho dos camponeses (relações servis de produção).


Maior extensão do Império Romano

Império Romanos e suas Províncias
Regiões de onde vieram os Bárbaros



Divisão do Império Romano em Ocidente (Reinos Bárbaros) e Oriente (Império Bizantino)
Reinos Bárbaros

Consolidação dos Reinos Bárbaros


Reino Carolíngio
O Império Carolíngio

Divisão da Europa no final da Idade Média
Divisão do Império Carolíngio pelo Tratado de Verdun  (843)



Invasões dos normandos, húngaros e sarracenos.

As 4 primeiras Cruzadas


Mapa das Cruzadas versus Muçulmanos



Itália e sua divisão no ano 1.000
Península Ibérica em 1031




Mapa da Europa do início Idade Moderna (1560)








19 comentários:

  1. Muito obrigado Gabriel, volte mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. E as referências bibliográficas?

    ResponderExcluir
  3. Coloquei alguns hiperlinks porém estou preparando um outro post sobre os mapas da Idade Média mas vou scanear dos meus livros. Muito obrigado por nos apontar esta falha. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço sua visita Ana, volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Professor Cláudio gostaria de expressar o meu agradecimento por poder conduzir estas informações para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual em que leciono História.Pois a fonte histórica apresentada por meio dos mapas trouxeram a periodização histórica e cronológica o que irá promover uma linearidade as futuras análises dos estudantes.Infelizmente, os materiais que possuímos são fragmentados o que não contribui a leitura do estudante.O fato de poder utilizar uma ferramenta de comunicação por meio do face facilitará a visualização dos estudantes e o acesso a informação.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo, por hora desconhecido, fiquei muito feliz em saber que está utilizando ou irá utilizar o post sobre os mapas da Idade Média. Vejo que o blog desta forma está atingindo seu objetivo. Uso bastante com meus alunos os textos deste blog e também tenho uma série de páginas no facebook (todas são assim: maffei1ano; maffei6ano, etc... e mais legal ainda são algumas avaliações que coloquei pelo google. E o que eu gosto bastante é o grupo que criei para poder sugerir livros para meus alunos, que é o Biblioteca Virtual do Professor Maffei, também no facebook. Pois então, caro amigo, use e abuse, afinal o conhecimento é universal. Um grande abraço a você e aos seus alunos (as).

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, excelentes mapas, agradeço o Blog do Maffei. Posso utilizar com meus alunos? Sou professor de História

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Advair, fique a vontade para usar todos os mapas e matérias deste site. Peço desculpas por demorar tanto para responde-lo. Fique a vontade para usar mapas, fotos e matérias deste blog.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!! Acessei sua página durante uma aula síncrona e amei. Vou recomendar semrpre

    ResponderExcluir
  10. Eu que agradeço e fico felicíssimo por ter ajudado, volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. Material sensacional! Muito bom para dar aulas! Obrigado, Cláudio!

    ResponderExcluir
  12. Que bom que gostou, amiga (amigo), acabei de postar mapas interessantes sobre a evolução política na Mesopotâmia na Antiguidade. Se precisar de algum material, por favor, não se acanhe, pode pedir. Pois se eu não o tiver, faço questão de fazer uma ampla pesquisa.

    ResponderExcluir
  13. A junção desses mapas me fez entender essas partes da história pela primeira vez 😂. Obrigada!

    ResponderExcluir

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: