sexta-feira, 12 de maio de 2017

MATÉRIA DA PROVA PARA A SÉTIMO ANO


1 - RÚSSIA
2 - CHINA
3 - ÍNDIA
4 - ARÁBIA (Península Arábica)


Povos Árabes e Islamismo


História do Islamismo

Introdução

           A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. Assim como as religiões cristãs, a religião muçulmana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah (palavra para designar Deus em árabe).

           Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.

Vida do profeta Maomé

           Muhammad (Maomé) era da tribo de coraich e nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, porém encontra grande resistência e oposição. As tribos árabes seguiam até então uma religião politeísta, com a existência de vários deuses tribais.

           Maomé começou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano.

           Em Medina, Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta a religião monoteísta. Ao retornar para Meca, consegue implantar a religião muçulmana que passa a ser aceita e começa a se expandir pela península Arábica.

           Reconhecido como líder religioso e profeta, faleceu no ano de 632. Porém, a religião continuou crescendo após sua morte.

Livros Sagrados e doutrinas religiosas

           O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.

           Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos. A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.

Preceitos religiosos

           A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco princípios:

           - Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta;

           - Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados;

           - Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos;

           - Realização diária das orações;

           - Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

Locais sagrados

           Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

Divisões do Islamismo

           Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.


ISLAMISMO

(Livro didático: Projeto Araribá – História – 7.º Ano , páginas 42 e 43, A Arábia e os Árabes)


1)       Onde vivem os povos árabes?

Resposta: Os povos árabes são oriundos e vivem na Península Arábica.


2)       Qual sua língua e qual a origem desta?

Resposta: Eles falam o árabe que é uma língua semita que tem a mesma origem da língua dos Hebreus.


3)       Como podemos dividir geograficamente a Península Arábica?

Resposta: Podemos dividir a Península Arábica em duas partes: uma dominada pelos desertos, dunas e oásis e outra situada nas regiões costeiras banhadas pelas águas do Mar Vermelho e do Oceano Indico.


4)       O que são os oásis?

Resposta: São pequenas áreas servidas de fontes de água que possibilitam desenvolver a agricultura devido à fertilidade do solo.


5)       Como viviam os grupos humanos que habitavam o deserto arábico?

Resposta: Os povos árabes que habitavam o deserto não tinham unidade política; a maioria vivia dispersa, cada grupo com suas leis e chefes tribais.


6)       Como eram chamados esses povos do deserto?

Resposta: Eram denominados Beduínos.


7)       Como era a vida dos Beduínos?

Resposta: Eram nômades, viviam andando pelo deserto em grupos armados, controlando a vida dos agricultores e artesãos dos oásis. Criavam camelos, carneiros e cabras, animais capazes de suportar o clima quente e seco do deserto.


8)       Como eram chamadas as regiões banhadas pelo Mar Vermelho e pelo Oceano Indico pelos romanos?

Resposta: Os romanos chamavam essas regiões de Arábia Feliz (Yemmen, em árabe), pois eram mais chuvosas e férteis.


9)       O que propiciou o fato das regiões litorâneas da Península Arábica serem mais chuvosas e férteis para os seus habitantes?

Resposta: Possibilitaram um desenvolvimento maior da agricultura e do comércio, além da formação de vilarejos.


10)   Como surgiram as cidades Árabes?

Resposta: Os comerciantes e artesãos que moravam em vilarejos onde se realizavam feiras periodicamente, com o passar do tempo  essas feiras tornaram-se permanentes dando origem às cidades árabes.


11)    Qual era a principal atividade econômica praticada nas cidades Árabes?

Resposta:  O comércio, pois esses árabes sedentários urbanos trocavam produtos com as grandes caravanas de comerciantes beduínos, que traziam produtos do Oriente e de várias regiões da Arábia.


12)   Como era a religião dos povos árabes até o século VII?

Resposta: A religião destes povos era politeísta e fetichista, acreditavam em deuses que se incorporavam em pedras ou árvores e que espíritos bons e maus manifestavam-se na forma animal.


13)   Qual era o principal centro de culto e peregrinação dos Árabes e o que havia lá para se adorar?

Resposta: Era Meca onde havia um santuário conhecido como Caaba e no interior deste santuário ficavam centenas de símbolos religiosos tribais entre esses símbolos destacava a Pedra Negra, que segundo a tradição, era branca, mas escureceu devido aos pecados humanos.


14)    Como era Meca?

Resposta: Era uma cidade com intensa prática religiosa que a transformou num grande centro comercial para todos os povos árabes, estimulando assim, ainda mais a peregrinação para a cidade e também seu desenvolvimento comercial.


15)    Como Meca era comandada?

Resposta: Meca era guardada pelos integrantes da tribo dos coraixitas, que controlavam as atividades econômicas da cidade.



16)    O que é uma Tribo?

Resposta: Grupo formado por um chefe e seus seguidores, ligados a um ancestral comum.


17)   O que é um Beduíno?

Resposta: Palavra de origem árabe que significa “aquele que vive no deserto”.


18)   O que significa o politeísmo?

Resposta: Crença na existência de mais de um deus.


19)   Qual a definição para uma pessoa fetichista?

Resposta: Pessoa que cultua objetos considerados sagrados.


20)   Qual animal era muito importante para os beduínos árabes, devido sua resistência ao calor e também por transportar uma grande quantidade de carga?

Resposta: O Camelo.



ISLAMISMO

NASCIMENTO E A EXPANÃO DO ISLÃ

(Livro didático: Projeto Araribá – História – 7.º Ano , páginas 44 e 45)


1)       Quem foi Maomé?

Resposta: Profeta árabe, criador da doutrina religiosa denominada islamismo.


2)       Quando e onde nasceu Maomé?

Resposta: Nasceu na cidade de Meca, por volta do ano de 570.


3)       Quando era jovem o que Maomé fazia e o que isso proporcionou a ele?

Resposta: Desde muito jovem Maomé acompanhava as caravanas de comércio com os seus pais o que proporcionou a ele entrar em contato com diferentes povos.


4)       Quais as duas religiões do Oriente Médio que influenciaram Maomé e qual sua principal característica?

Resposta: Maomé entrou em contato com as duas grandes religiões do Oriente Médio: o judaísmo e o cristianismo, que tinham como característica principal o monoteísmo, ou seja, a crença em um único deus.


5)       Como foi que Maomé adotou uma nova doutrina e passou a ser seu propagador?

Resposta: Segundo a tradição no ano de 610 Maomé recebeu uma revelação divina do arcanjo Gabriel, três anos depois passou a pregar entre os árabes a existência de um único deus: Alá, nome que era usado para designar um dos deuses locais.


6)       Como se passou a chamar a nova religião e o que significa?

Resposta: A nova religião recebeu o nome de islã, palavra de origem árabe que significa “submissão total à Deus”.


7)       Como passaram a se chamar os seguidores da nova doutrina islamita?

Resposta: Muçulmanos


8)       O que significa a palavra Muçulmano?

Resposta: Muçulmano deriva do verbo árabe aslama, que quer dizer submetido a Deus.


9)       Qual a fonte principal da religião islâmica?

Resposta: O judaísmo, pois segundo a tradição o profeta Maomé seria descendente de Ismael, o primeiro filho de Abraão, que é o patriarca fundador do judaísmo.


10)   Por onde Maomé começou suas peregrinações e quais suas primeiras atitudes?

Resposta: Maomé iniciou sua pregação monoteísta por Meca, que era um centro religioso do mundo árabe e lá destruiu todos os símbolos divinos tribais que estavam na Caaba, para demonstrar que Alá era o único e verdadeiro Deus.


11)   O que aconteceu com Maomé em Meca?

Resposta: Foi hostilizado pela elite da cidade e pelos seguidores de outros deuses e Maomé teve que fugir em 622.


12)   Para onde emigrou Maomé?

Resposta: Em 622, Maomé fugiu para a cidade de Yatrib, que passou se a chamar de Medina nome de origem árabe que significa a “cidade do profeta”.


13)   O que é a Hégira?

Resposta: É o nome como ficou conhecido a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina e este marca o início do calendário muçulmano.


14)   O que aconteceu com a doutrina de Maomé em Medina?

Resposta: Em Medina, Maomé, atraiu um grande número de seguidores e aliou-se aos chefes tribais conseguindo unificar as várias tribos  criando um único e grande Estado Árabe.


15)   O que é o Alcorão?

Resposta: Livro sagrado do islamismo que contém os ensinamentos transmitidos por Alá à Maomé


16)   O que é a Jihad?

Resposta: Na maioria das vezes a palavra “Jihad” é traduzida por guerra santa, porem significa literalmente “esforço em favor de Deus”. E para os muçulmanos trata-se de assumir o compromisso total com Alá, levando uma vida de acordo com os preceitos religiosos.


17)   Quando Maomé faleceu e qual problema ocorreu com a sua morte?

Resposta: O profeta Maomé morreu em 632 e iniciou uma luta pela sua sucessão, quando os califas passaram a chefiar os fiéis em meio de grandes disputas.


18)   O que significa a palavra Califa em árabe?

Resposta: Significa sucessores do profeta Maomé.


19)   Quem foi o escolhido para suceder o profeta Maomé?

Resposta: O escolhido para suceder Maomé foi Abu Bakr, um de seus primeiros seguidores.


20)   O que aconteceu após a morte de Abu Bakr?

Resposta: Iniciou-se o califado de Omar (634-644) este foi marcado pelas primeiras conquistas fora da Península Arábica: a Síria, o Egito, a Pérsia (atual Irã) e a Palestina foram conquistadas pelo Islã.


21)   O que foi a dinastia Omíada?

Resposta: A dinastia Omíada (661 – 650) iniciou-se com o quinto califa, e a partir daí o califado passou a ser hereditário e a capital do império foi transferida de Meca para Damasco, na Síria.


22)   Para onde se expandiu o Islã durante a dinastia Omíada?

Resposta: O islã expandiu-se para o Afeganistão, o norte da África e a Península Ibérica, constituindo o Império Muçulmano.


23)   Como foram os avanços dos Árabes na Europa?

Resposta: Após conquistar a península Ibérica os muçulmanos tentaram dominar o restante da Europa, mas foram barrados na Batalha de Poitiers em 732 pelos exércitos francos comandado por Carlos Martel, avô de Carlos Magno.


24)   Quem sucedeu a dinastia Omíada?

Resposta: No século VIII, a família dos Omíadas  foi substituída pela dos Abássidas, que transferiram a capital para Bagdá e reinou até 1258.


25)   Como os muçulmanos tratavam as outras religiões?

Resposta: A conversão forçada ao islã era proibida pelo Alcorão, devido a isso os muçulmanos adotaram políticas de estímulo à conversão, como oferecer isenção ou diminuição de impostos e facilidades para obter empréstimos e direitos políticos a outros povos o que impulsionou a conversão em massa dos povos conquistados.


26)   O que aconteceu com o islã após o século X?

Resposta: A partir do século X, o extenso território governado pelos Abássidas começou a enfraquecer politicamente, com o surgimento de dinastias regionais que favoreceu a invasão dos turcos-otomanos, que passaram a controlar a parte oriental dos domínios muçulmanos.



ISLAMISMO

ECONOMIA E CULTURA

(Livro didático: Projeto Araribá – História – 7.º Ano , páginas 46, 47 e 48)



1.       Os árabes foram grandes navegadores tanto no Mar Mediterrâneo quanto pelo Oceano Indico onde se apoderaram das principais rotas comerciais marítimas que ligavam o Ocidente e o Oriente. O que essa situação possibilitou?

Resposta: Possibilitou que os árabes comercializassem as mercadorias mais apreciadas da época: especiarias da Ásia oriental, pedras preciosas da Índia, seda da China e ouro, escravos e marfim da África.


2.       Além do comércio qual era outro destaque econômico dos povos Árabes?

Resposta: Os muçulmanos se destacavam também no artesanato, e seus produtos eram apreciados em todo o mundo medieval pela qualidade e variedade.


3.       Onde era produzido esse artesanato?

Resposta: Nas oficinas artesanais que se concentravam nas cidades e se especializaram na produção de alguns artigos.


4.       Qual era a principal produção artesanal de Bagdá?

Resposta: Vidros, jóias, cerâmicas e sedas.


5.       Qual era a principal produção de Toledo na Espanha Moura?

Resposta: Espadas de ferro.


6.       Qual era o nome das moedas árabes?

Resposta: Dinar de ouro


7.       Quais povos foram assimilados pela cultura árabe?

Resposta: Pelos egípcios, mesopotâmicos, persas que eram povos conquistados, pelos gregos, hindus e chineses que eram povos que mantinham relações comerciais com os árabes.


8.       Quais autores gregos foram traduzidos para o árabe?

Resposta: Platão e Aristóteles.


9.       Quais foram os avanços árabes na matemática?

Resposta: Os árabes aprimoraram e difundiram uma criação indiana, os símbolos de 0 a 9, conhecidos como algarismos indo-arábicos e também contribuíram para desenvolver a álgebra e a aritmética.


10.    Como se chamava a química para os árabes e o que quer dizer?

Resposta: Alquimia: em árabe alkimya, estudo de substâncias orgânicas para obter o elixir da longa vida e estudo dos metais e de suas supostas propriedades de transmutação em ouro.


11.    Quais foram as descobertas químicas produzidas pelos árabes?

Resposta: Produziram o álcool e o sabão e novas substâncias como e processos químicos como a extração do mercúrio, de novas fórmulas para preparar o vidro e o esmalte, as noções sobre ácidos e seus derivados.


12.    Quais foram os avanços árabes na medicina?

Resposta: ajudaram a identificar doenças contagiosas e formas de contaminação, fizeram a descoberta sobre a importância da higiene para a saúde e desenvolveram o conhecimento da Botânica por meio de criação de hortas medicinais.


13.    Qual livro importante foi reunido e escrito pelos árabes?

Resposta: As mil e uma noites.


14.    Quais destaques árabes na arquitetura?

Resposta: Deram especial importância às mesquitas (templos), ao palácio (sede do governo) e ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: