quinta-feira, 1 de junho de 2017

CUNHANDO A HISTÓRIA DA CUNHAGEM

História da cunhagem
Cunhagem é o processo pelo qual as moedas passam para serem gravadas.

Consiste em produzir a estampagem de um desenho em uma, ou ambas, as faces de uma moeda, utilizando para tanto um cunho.


Em economia, cunhagem geralmente refere-se ao custo total da produção da moeda metálica, geralmente a cargo das autoridades governamentais e de países com reservas disponíveis para tal.

A palavra francesa seignorage (francês arcaico, referente ao moderno seigneuriage) que significa em português "vantagem da cunhagem", faz referência a diferença [positiva] entre o valor de uma moeda e o custo de produzi-la e pode ser usada como analogia moderna em relação a posição dos Estados Unidos como emissor do dólar americano, moeda-padrão usada nos negócios internacionais.

A história da cunhagem de moedas está interligada com a evolução dos métodos produtivos e das técnicas de metalurgia. No início as moedas eram cunhadas de forma artesanal, para realizar a operação o desenho a ser utilizado era gravado de forma "espelhada", em baixo relevo em uma bigorna.


Em seguida o disco de metal, previamente aquecido, era pressionado sobre esta gravação com o auxilio de um punção, onde se aplicava a pressão necessária com um martelo, transferindo assim o desenho do cunho para o metal.


Este processo produzia moedas com um desenho gravado em apenas uma das faces.Num segundo momento o punção onde se aplicava a pressão foi substituído por outro cunho (este móvel e também gravado como o cunho fixo), este novo processo permitiu a cunhagem de moedas com gravações nas duas faces.

Este processo necessitava, porém, da força humana, o que tornava a produção de moedas uma atividade lenta.

Posteriormente no século XVI, este processo foi melhorado com a introdução do balancim , uma espécie de prensa na qual é possível fazer um esforço menor e produzir, no entanto, uma pressão maior e mais uniforme nos cunhos.

Já durante a revolução industrial a cunhagem foi aprimorada com a introdução de prensas a vapor, e posteriormente prensas elétricas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: