domingo, 18 de junho de 2017

LEANDRO KARNAL NOS LEMBRA QUE SOMOS PROFESSORES E NÃO UM ALUNO MAIS ADIANTADO

ERRO 4: SOU O PROFESSOR E NÃO UM ALUNO MAIS ADIANTADO!


         É difícil explicar este erro. Só percebi num outro campo: o da academia de ginástica. Alguns instrutores, vendo que determinados alunos tinham dificuldade com pesos maiores ou exercícios mais complexos, iam lá e faziam aquilo com facilidade para mostrar como era simples. Percebi que se comportavam como alunos mais adiantados e não como professores. Qual a diferença?
         Os alunos competem entre si porque estão próximos. O que consegue resolver um problema, tripudia sobre o que não consegue. Aquele que corre mais na Educação Física ou aquele que acha mais rapidamente a solução de um problema químico lança olhares vitoriosos para os colegas. Isso faz parte do jogo.
         Um professor pode e deve fazer melhor tudo aquilo que tenta ensinar. Somos treinados para isso. Passamos anos aprendendo essas coisas. Quase tudo na nossa área é mais fácil para nós do que para quem não pertence ao mesmo ramo de atividade. Isso não nos torna melhores do que os alunos, apenas mais aptos profissionalmente a fazer aquilo para o qual somos pagos.

         Ao responder a um aluno, ao ensiná-lo fazendo algo, ao demonstrar a forma correta de fazer um exercício físico, segurar um compasso ou melhorar um texto, devo ter presente que sou o professor. Não posso me exibir com meus conhecimentos superiores. Não sou colega dele. Sou o profissional da área. Saber mais naquele campo não me torna melhor, apenas significa que estou há mais tempo naquele campo de conhecimento.




10 comentários:

  1. Parece a coisa mais óbvia do mundo, mas, realmente, alguns professores precisam ser lembrados disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Paulo, obrigado pela participação através do comentário.

      Excluir
  2. Sem dúvida, quem se especializou em uma área, obviamente dominará o "fazer" com mais facilidade. Mas há que se ter cuidado e humildade ao transmitir aquilo que sabe, a fim de que não passemos ao outro a ideia de que ele é incapaz, fraco...etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, é verdade, obrigado pela participação através do comentário.

      Excluir
  3. Primeiro precisa ver se o que o Karnal chama de "Instrutores" são professores de educação física? porque os professores de educação física não precisam necessáriamente executarem bem todo movimento/gesto esportivo, mas precisam saber como ensinar, e para isso além de todo conhecimento técnico/científico, tem de saber preparar sequências pedagógicas que levem os alunos a executarem bem os exercícios simples ou complexos que se apresentam, por isso aconselho saber escolher o "Instrutor"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu entendi instrutores são professores de academia, mas ele usa o exemplo para os professores de todas as áreas, que não devem fazer pelo aluno, ou tentar demonstrar como faz de modo que o aluno fique inferiorizado.

      Excluir
  4. Karnal lacrou ! Quando o professor age como superior torna-se arrogante e perde a oportunidade de ensinar com humildade e muitas vezes desestimula o aluno ,e por vezes toma averssao pela escola.academia ,seja o que for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí minha cara amiga e obrigado pela participação.

      Excluir
  5. O aluno de hoje não se sente inferiorizado, antes, ele inferioriza. Ainda que não conheça o que precisa ser aprendido por ele. Ele se faz de professor com um parco conhecimento do mundo virtual e quer ensinar desconsiderando toda uma história de vida e experiência do professor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela importante participação Marcilene.

    ResponderExcluir

Olá! O Blog do Maffei agradece seu interesse.

Veja também:

O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa de Umberto Eco: Análise da Obra O Nome da Rosa  é um livro de 1980 escrito pelo italiano Umberto Eco. Em 1986 foi lançado o...

Não deixem de visitar, Blog do Maffei recomenda: